26 de mar. de 2012

Bom Hálito... Bons Hábitos!!!!

Você quer ter um bom hálito???
(Veja também nosso post "Halitose"  de 10/06/2011)


E mais uma vez falaremos do "Bafo de Leão"...








No entanto, neste post nos concentraremos na LÍNGUA!
Como já foi dito no post sobre"Halitose" há diversas causas (mais de 60...) para o mau hálito.
MAS (sempre tem um mas- e vocês já sabem!) a presença de sujeira (placa) na boca, língua e saburra (aquela placa branca, difícil de sair, grudada na língua) é a principal causa do mau hálito.
Segundo pesquisas mais recentes da American Dental Association- ADAa placa bacteriana lingual corresponde à 95% das causas da halitose. E vale ressaltar que a halitose, a maioria das vezes, tem mais de uma causa.


A falta da limpeza correta da língua (exatamente igual à falta de limpeza dos dentes) sobrepõem camadas de bactérias, formando a placa bacteriana, que vai acumulando, acumulando, acumulando... e formando a famosa SABURRA lingual.
Atenção... a formação da saburra, tanto pode estar associada ao fluxo salivar diminuído ou a alterações sistêmicas no organismo, como pode provocá-los...
As Bactérias Anaeróbias presentes na placa lingual, na saburra e na boca toda... se alimentam de proteínas existentes na língua e nos sulcos gengivais, após "a digestão"- que chamamos de proteólise, as bactérias liberam componentes voláteis de enxofre (Sulfidretos e Mercaptanas), o que origina o mau hálito (tudo bem explicadinho no post "Halitose"). 
Essas bactérias sobre a língua se proliferam rapidamente e, caso não sejam removidas corretamente, podem contaminar gengiva, garganta, faringe, laringe, esôfago, pulmão, estômago, dentre outros e provocarem doenças como a gengivite, periodontite, amigdalites, doenças pulmonares, gastrites... e a HALITOSE.


P.S: A língua saburrosa pode acontecer também quando não mastigamos direito; o que ocorre frequentemente em episódios de febres e gripes (são algumas das alterações sistêmicas)...


P.S. 2: Deve-se ter uma atenção especial com os pacientes idosos, crianças, além dos pacientes portadores de necessidades especiais e os acamados. As crianças e os idosos não têm a coordenação motora ideal, e os acamados e portadores de necessidades especiais estão com a imunidade alterada, o que facilita o acúmulo de bactérias podendo causar pneumonias e gastrites severas.


# Ou seja #
Preste mais atenção na sua escovação e lembre-se de limpar a língua, ela pode ser a causa do seu Bafo de Leão!
Escovar a língua é importante para evitar doenças, além de promover a saúde!
Língua limpa (cor e aspecto ideais)
Língua Saburrosa (Grau 4)
Língua Saburrosa (Grau 5)

Além de escovar os dentes e usar o fio dental todos os dias, deve-se higienizar a língua.
A placa bacteriana dental e periodontal são mais fáceis de serem removidas em relação a placa lingual.

Isso acontece justamente pela superfície da língua possuir diversas protuberâncias e sulcos. 


Visão microscópica  do dorso lingual.


Visão Macroscópica da Superfície Lingual















E como você vai escovar/ limpar a língua?????
Tem um post especial para você aprender!!!!

3 comentários: